História

Conheça alguns fatos verdadeiramente surpreendentes e assustadores envolvendo o Titanic

ANÚNCIO


Siga-nos no Facebook!

A maioria dos detalhes do naufrágio do Titanic é bem conhecida. Às 23h40 em 14 de abril de 1912, o RMS Titanic atingiu um iceberg no Oceano Atlântico Norte. Nas duas horas e 40 minutos seguintes, o navio encheu-se de água e afundou, matando mais de 1.500 pessoas. Mas a história do Titanic é composta de muitos fatos mais assustadores e surpreendentes que muitas vezes são esquecidos. Confira alguns deles:

1 – Um autor americano “previu” o naufrágio do Titanic

Em 1898, o autor americano Morgan Robertson escreveu ‘Futilidade O Naufrágio do Titan’, uma história sobre um enorme transatlântico chamado Titan, que atinge um iceberg no Atlântico Norte e afunda. E como o Titanic, o Titan tinha pouquíssimos botes salva-vidas a bordo, o que faz com que muitas pessoas não possam ser salvas.

Mais tarde, Robertson foi chamado de “clarividente”, o que ele rejeitou é claro.

ANÚNCIO

2 – Uma lua cheia pode ter causado a tragédia

Cientistas acreditam que uma lua cheia incomumente próxima da Terra pode ter contribuído para o naufrágio do grande navio. Como Richard A. Lovett da National Geographic escreveu: “Essa lua cheia, em 4 de janeiro de 1912, pode ter criado marés extraordinariamente fortes que enviaram uma frota de icebergs para o sul – bem a tempo da viagem inaugural do Titanic”. Ele acrescentou que era a abordagem lunar mais próxima desde o ano de 796.

3 – Uma ilusão de ótica parece ter estado em jogo também

ANÚNCIO

A atmosfera na noite do naufrágio pode ter tornado difícil para a tripulação detectar o iceberg e para outros navios detectarem o Titanic. De acordo com a revista Smithsonian:

“As condições atmosféricas na área naquela noite estavam maduras para super-refração, descobriu Maltin. Esta extraordinária curvatura da luz causa a miragem, que descobriu ele, foi registrada por vários navios na área. Ele diz que isso também evitou que os vigias do Titanic vissem o iceberg a tempo e que o cargueiro californiano identificasse o transatlântico e se comunicasse com ele”.

4 – Um bote salva-vidas iria partir no mesmo dia em que o navio afundou, mas seu embarque foi cancelado por motivos desconhecidos

O bote poderia ter ajudado os passageiros e a tripulação a estarem melhor preparados.

ANÚNCIO

5 – Músicos realmente continuaram a tocar enquanto o navio afundava

Havia duas bandas a bordo do navio que tocaram por mais de duas horas enquanto o navio afundava. Todos eles pereceram.

6 – A maioria das vítimas morreu de hipotermia…

Quando o navio afundou, a temperatura na água estava em torno de 33 graus Celsius abaixo de zero. Poucos teriam sobrevivido por mais de 15 minutos em temperaturas tão frias e aproximadamente um em cada cinco teria morrido em dois minutos.

7 –… Mas um homem alegou ter sobrevivido às águas frias graças ao uísque

Charles Joughin, o padeiro do navio, sobreviveu na água gelada por duas horas antes de ser resgatado. Ele alegou que não sentia frio por causa de todo o uísque que ele havia bebido no navio.

8 – Um navio próximo poderia tê-los salvado

A apenas 32 km de distância, o SS Californian havia parado para evitar o gelo. Seu capitão viu as chamas do Titanic, mas as ignorou porque achava que eram “fogos de companhia”. Os sinais de SOS do Titanic só foram recebidos na manhã seguinte, porque o operador de rádio do Californian tinha ido dormir. Quando chegaram ao local no dia seguinte, tudo o que encontraram foram os corpos.

9 – O primeiro jornal a relatar o naufrágio disse que não houve vítimas

Na terça-feira, 16 de abril, um dia depois do Titanic afundar, o Daily Mail do Reino Unido informou que o navio colidiu com um iceberg, mas nenhuma vida havia sido perdida. Não demorou muito para que percebessem o terrível erro que haviam cometido.

[Bustle]





* * *
Olá curioso!
Achou algum erro no artigo? Seja de ortografia, erro de nomes, erro de categoria? Conte-nos!
Envie um e-mail para [email protected]
Obrigado!

* * *

ANÚNCIO
>

Comentários

CONTINUAR LENDO

Mais lidos

Descubra tudo que acontece no mundo, noticias, curiosidades, informações, listas, quizzes, e mais!

Conheça também outros sites da Rede Descobrir!





Rede Descobrir

Copyright © 2015 - 2018. A Rede Descobrir é uma sub-empresa da Jenio.us Entertainment Company.

To Top